Sobre Informix

Versão para impressãoEnviar para amigoVersão PDF

O Informix (que já foi oficialmente chamado de IDS), é um SGBD que nasceu nos anos 80 no mundo Unix, atualmente pertence a IBM e é considerado o banco de dados OLTP oficial (coisa recente, desde 2007).
Bom, com isso já podemos demonstrar o quanto a IBM está comprometida com a continuidade e aperfeiçoamento do produto. Desde a aquisição da IBM até os dias de hoje o produto melhorou 200%, onde foram adicionados novos recursos, novas funções, novas facilidades de usabilidade, configuração e administração, ferramentas gráficas para administração entre outras coisas.

No dia 25 de Maio de 2010, ocorreu um fato que particularmente eu chamo de "Informix Revolution", onde a IBM passou a mostrar claramente ao mundo seu compromisso e certa ousadia (aqui vai um obrigado especial ao Presidente de Information Manager, Rob Thomas e aos diretores do IIUG), onde a partir da versão 11.50 xC7 ela divulgou uma reformulação total das licenças do Informix, tornado elas imbatíveis com relação aos concorrentes. Foi divulgado duas edições sem custo para produção com direto de cluster ativo-ativo e contratação de suporte opcional. Para as licenças pagas teve diminuição de preço no valor das licenças, aumento de recursos disponíveis nas licenças e foi adicionado gratuitamente a ferramenta de Warehouse Tool em todas as edições.

Desta forma, o Informix sempre teve custo de aquisição mais baixo que seus concorrentes, após a versão 11.50xC7 ficou ainda mais barato ou até DE GRAÇA!
(Se deseja informações de como comprar licenças do Informix, entre em contato)

Em questão de participação no mercado, depois que IBM se comprometeu com o produto, fora do Brasil (EUA/Europa) o banco voltou a crescer em ritmo acelerado, por aqui as coisas também estão crescendo novamente, principalmente agora que IBM começou a dar mais atenção para o Brasil.
Infelizmente não posso citar as grandes empresas que trabalham com Informix aqui no Brasil, mas por aqui o Informix sempre foi muito forte nas áreas médicas/hospitalares e industrial.

Se você conhece alguém ou empresa que utiliza Informix a mais de 1 ano, vai entender porque "o Informix não possui usuários, possui fãs!" (autoria da frase: Miguel Carbone).

Agora vamos ver pelo aspecto mais técnico.

  • Desde a versao 7 (lançada em 1997) possui recursos de alta-disponibilidade no modo Ativo-Passivo, mas atualmente trabalha no modo Ativo-Ativo com inúmeros nós sem perda de performance.
    Deste modo é concorrente direto do Oracle RAC.
  • No seu histórico, possui grandes vantagens:
    • Consumir pouco processamento e ter melhor performance que concorrentes devido sua leve arquitetura baseada em threads.
      Um detalhe muito importante aqui, esta arquitetura é uma codificação especifica do Informix, garantindo assim a maior otimização possível do código.
    • Super confiável, uma vez configurado adequadamente, raramente apresenta problemas.
    • Pouquíssima necessidade de ter um DBA sempre a disposição (contrário dos outros bancos).
    • Para tirar a duvida, procure por alguma empresa que utilize Informix (não será difícil achar) e questione estes itens.
  • Backup:
    • Com ferramentas nativas, é extremamente simples de se realizar o backup e restaurar.
    • Compatível com softwares OPEN/XBSA (Tivoli, Omniback, Veritas, etc), permitindo assim maior flexibilidade e performance (com paralelismo).
    • Modo extremamente simples de realizar backups com ferramentas externas (LVM Snapshot, Storage Mirror, flashcopy, volumecopy, etc). Permitindo gerar backup de Terabytes em questão de 2 a 5 segundos.
    • Restaurações parciais com banco em produção
    • Extração de dados específicos (SELECT) diretamente do backup.
    • Geração de backup apartir de nós secundários, sem afetar a performance do nó primário
    • A capacidade de programar/realizar "congelamentos" na atualização dos nós secundários.
      Com este recurso é possível garantir que um nó secundário fique com os dados estáticos e depois volte a resincronizar com o primário.
  • Possui recursos como:
    • Ferramenta Open Admin Tool (web/php), free! sem custo! Com ela é possível realizar 99% das tarefas administrativas do banco além de monitoração, configuração de replicação e alta-disponibilidade. Não precisa ser executada na mesma maquina que o Banco e não é "pesada" como a dos concorrentes. Essa é uma nova vantagem sobre os concorrentes!
    • Compactação de dados, gerando economia de armazenamento em storage e ALTO ganho de performance
    • Particionamento de tabelas, melhorando performance e facilitando extração de dados antigos
    • Replicação de dados extremamente flexível, confiável e rápido.
    • Criação de funções em C e/ou Java para utilizar diretamente no banco (junto com um SELECT).
    • Plugins chamados Datablades, que adicionam recursos como: Pesquisa textual avançada (texto e xml), pesquisa textual avançada em documentos (pdf,doc,xls,etc), Geoprocessamento (GIS), timeseries, processamento web, video, imagens, entre outros. Obs.: Permite que você crie o seu próprio plugin.
    • Configuração mista OLTP e OLAP (Data wherehousing)
    • Extrema facilidade de trabalhar com a concorrência de dados.
  • Várias ferramentas nativas de alta performance para exportação e importação de dados.
  • Recursos de exportação e importação através de SQL, sem a necessidade de ferramentas adicionais.
    Este recurso além de ser muito facil de trabalhar, é o que apresenta a melhor performance.
  • Segurança:
    • Conexão segura dos clientes através de SSL, Single Sing-on, PAM (Pluggable Authentication Modules).
    • Funções para encriptação (AES/3DES) de dados.
    • Recursos de segurança LBAC (Label Based Access control).
    • Ferramentas de auditoria. Mas permite que você crie a sua ferramenta e capture todas as modificações.

Se está procurando informações sobre as versões do Informix, seus recursos, modo de licenciamento, leia este artigo: Compare the Informix Dynamic Server, Version 11 editions

No blog InformixBR , no post Descrição e Arquitetura você irá encontrar um texto bem legal e algumas imagens ilustrando a arquitetura do banco, vale a pena dar uma olhada!



História do Informix

Lendo uma reportagem na revista IBM Database Magazine vi uma frase escrita pelo autor da reportagem que tenho de concordar. O assunto é referente a história do Informix e aquisição pela IBM, que se resume em uma frase:

"We've been to hell and back"

"Nos fomos ao inferno e voltamos"

Abaixo segue um resumo da história que conheço sobre o Informix.
O banco de dados pertencia a uma empresa chamada Informix , em 1999 foi lançado a versão 7.31 do banco , esta versão teve seu código totalmente reescrito e começou a fazer muito sucesso no mercado devido sua confiabilidade e novos recursos que nenhum outro banco de dados possuía na época, até por isso ele era o segundo banco de dados mais utilizado no mundo, atras apenas do Oracle.

Porém a empresa em si não andava bem e haviam boatos que estava prestes a fechar. Em 2001 por sugestão do supermercado Walmart (cliente do Informix) a IBM comprou a Informix, passando a Oracle e tornando-se a líder mundial de banco de dados (juntando Informix / DB2). Então colocou o Informix sob a marca DB2 e logo anunciou a todos os seus clientes que pretendia descontinuar o banco, assim eles poderiam migrar para o DB2. Mas as coisas não saíram como planejado. Muitos clientes mudaram seus sistemas para Oracle e/ou Sql Server, pois afinal quem que gostaria de ficar com um software descontinuado nas mãos e ou migrar para um banco de dados que tem histórico apenas em mainframes?

Na contra-mão da tendência muitos clientes não migraram e continuam até hoje fiéis ao banco devido sua confiabilidade, estabilidade, alta performance e alguns utilizam a versão 7.31 até hoje (e muitos estão atualizando para versão 11.50).

Após esta mancada da IBM, ela se deu conta que tinha uma excelente tecnologia em mãos e uma excelente equipe de desenvolvimento (desenvolvedores do Informix), então em 2004 anunciou a continuidade do banco e vem desde então investindo cada vez mais pesado no seu desenvolvimento. Tanto que de já assumiu que o Informix passou a ser o banco de dados OLTP oficial e o DB2 ficou com soluções de Mainframe, data warehouse (provavelmente, não por muito tempo) e que exigem muita integração com XML.

E agora em Maio de 2010 ela anunciou um ousado plano de licenças onde criou a versão gratuita do Informix com recursos que ninguém esperava que uma empresa particular fosse liberar (digo isso com relação ao cluster ativo-ativo). E também baixou os preços das licenças.

Minha opinião pessoal ainda é de que a IBM ainda peca na parte de marketing pois muita gente nova (e muita velha também) no mercado nunca ouviu falar de Informix e não tem a menor idéia do poder deste banco de dados, já descartando ele logo no inicio de projetos pela falta de conhecimento. Mas ela tem começado a demonstrar um real interesse em começar a brigar pela liderança do mercado o que já está começando a mudar minha opnião sobre a moreza para fazer o negócio deslanchar.

Para mais informações sobre a história do informix leia no wikipedia : Inglês / Português