About me

Versão para impressãoEnviar para amigoVersão PDF

Olá! Meu nome é César, sou DBA Informix e possuo certificações das versões 9, 10 e 11.

Fui apresentado ao Informix em 1998 quando ainda era programador Delphi de uma pequena empresa de desenvolvimento de software. Na época não me entusiasmei muito, pois trabalhava com MS SqlServer e gostava muito. Porém alguns meses depois programando com Delphi acessando o Informix passei a trabalhar com a parte administrativa do banco e aprender melhor como explorar esta exelente ferramenta, à partir daí decidi: quero ser DBA Informix.
Claro que não é simples mudar a nossa área de atuação, ainda mais quando a empresa acha que você é mais útil como programador.

Passado um tempo, mudei de emprego e comecei a me aproximar mais ainda do mundo Informix, fui trabalhar com a linguagem Informix-4GL, uma linguagem de ambiente Unix, CUI (Caracter User interface), simples, poderosa e sem frescuras. Me falaram que estava regredindo tecnologicamente, mas percebi que tratava-se de uma boa oportunidade. Hoje não me arrependo de ter tomado este caminho pois aprendi muito trabalhando com esta linguagem, que utilizo até hoje e ainda a considero entre as melhores para desenvolver qualquer sistema, basta saber explorar.

Com o passar do tempo fui ganhando experiência e fazendo contatos, até que um grande amigo me indicou para trabalhar em uma empresa como programador 4GL e DBA Informix. Foi a oportunidade que eu não podia perder e também a minha porta de entrada definitiva para me tornar um especialista no banco, deixando a programação em segundo plano. Comecei a trabalhar com a versão 7.31 do Informix, já trabalhei com a versão 9.40 e atualmente trabalho com as versões 10 e 11.50.

Tenho boa experiência com o banco, mas nosso aprendizado é contínuo, sempre há algo novo para aprender e aplicar nesta área. Principalmente depois de a IBM ter voltado a se comprometer com o banco e injetar uma dose "generosa" de tecnologia, correndo atrás do tempo perdido.

Atualmente trabalho em uma industria onde o seu principal sistema roda em Informix, então trabalho em tempo integral como DBA Informix, administrando e dando suporte a desenvolvedores. Mas também utilizo muito da programação com as linguagens 4GL, C e shell script para realizar trabalho de monitoramento, definição de dados, criação de funções e testes de funcionalidades para os usuários (desenvolvedores).

Se você é desenvolvedor ou cliente IBM e precisa tirar duvidas, fazer contatos ou prestação de serviço, entre em contato