O que é o update statistics e para que serve?

Versão para impressãoEnviar para amigoVersão PDF

O update statistics é o comando que inicia um processo de coleta de informações e geração de estatisticas dos dados existentes no banco de dados. Atualmente quase todos os banco de dados possuem um recurso similar a este.
Sua finalidade é ajudar ao processo de otimização de SQL do Informix a encontrar qual o melhor modo de realizar uma pesquisa nos dados.

O comando basico para iniciar o processo é UPDATE STATISTICS e por padrão deve ser executado manualmente pelo administrador do banco de dados. Porém é comum e recomendavel que este comando seja programado em algum agendador de tarefas para execuções automaticas em periodos definidos pelo DBA.

A execução do comando pode ser parametrizada de várias formas , com finalidade de aumentar sua eficacia, performance e minimizar a degradação de performance no banco de dados enquanto ele estiver sendo executado. Lembrando que este processo necessita ler uma quantidade de dados considerável para gerar estatisticas confiaveis.

Existem certas recomendações de como deve-se utilizar este comando em tabelas grandes, pequenas, indices e etc. Estas recomendações estão no manual Perormance Guide do Informix, que também pode ser acessado online.

Quando utilizado o software OAT - Open Admin Tools , este possui recursos para automatizar a geração dos comandos e sua execução no banco de dados, já seguindo as recomendações da IBM. Para mais informações veja no manual

3.666665
Média: 3.7 (3 votos)
Sua avaliação: Nenhum

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Você pode usar tags BBCode no texto.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Este teste é para bloquear programas automatizados e previnir spams
CAPTCHA de Imagem
Digite o texto exibido na imagem.