Programando em C para Informix - ESQL/C

Versão para impressãoEnviar para amigoVersão PDF

Uma situação muito comum de ocorrer em empresas especializadas em software ou industrias é quando o desenvolvedor trabalha sobre uma funcionalidade critica, que exige boa performance, disponibilidade e possui uma lógica de aplicação relativamente simples. Porém ao manter o desenvolvimento com linguagens como .Net , Delphi, php , entre outras é comum sofrer de problemas de performance da aplicação devido o grande overhead que estas linguagens geram.

Naturalmente existe uma resistência por parte do desenvolvedor em utilizar outra linguagem para melhorar a solução e da empresa por ter que administrar um sistema com uma mescla de linguagens. Principalmente quando se trata de C, que tem o mito de ser algo complicado, improdutivo e para nerds.

Primeiro, este mito de que desenvolver em C é difícil, está mais para desenvolvedor preguiçoso, até porque em ocasiões como esta a idéia não é desenvolver um sistema em C e sim uma funcionalidade que não irá exigir nenhuma interação com usuário ou display de telas "bonitinhas" para front-end. O desenvolvimento básico de C é tão simples quanto desenvolver em Java.

Porém o que muitos desenvolvedores e gerentes de TI não enxergam é que se uma ou outra funcionalidade for escrita em C o beneficio sobre a eficiência de execução da aplicação pode ser tão grande que vale apena exigir e permitir seu funcionário estude um pouco a linguagem para escrita de aplicações simples e objetivas. Obviamente, tudo muito bem documentado.

Tudo isso pode ser testado e "descoberto" através de um projeto piloto em sua empresa, onde funcionalidades batchs ou online criticas podem ser convertidas para C e chamadas pelas aplicação principal.

Se você se animou com estas possibilidades então aqui segue o link de dois artigos publicados a algumas semanas no BRIUG - Brazilian Informix Users Groups.
Por enquanto temos publicado a 1a e 2a parte de como desenvolver em C utilizando o ESQL/c (Embedded SQL)

ESQL/C - Parte 1
ESQL/C - Parte 2

5
Média: 5 (2 votos)
Sua avaliação: Nenhum

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Você pode usar tags BBCode no texto.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Este teste é para bloquear programas automatizados e previnir spams
CAPTCHA de Imagem
Digite o texto exibido na imagem.