É possível montar um ambiente com vários servidores IDS para fazer um balanceamento de carga?

Versão para impressãoEnviar para amigoVersão PDF

Da versão 7.31 até versão 10


  • HDR :High-Avaibility Data Replication. Espelhamento de banco no mesmo ambiente , de modo síncrono ou assíncrono, porém o modo assícrono não é muito eficiente (opnião pessoal).
    O banco secundário pode ser utilizado apenas como leitura. É ativo para gravação apenas quando o banco primário sai do ar.
  • ER : Enterprise Replication.Replicação de tabelas, onde cada tabela pode ser replicada individualmente entre vários bancos.

Na versão 11.10


  • HDR
  • RSS :Remote Standalone Secondary. Espelhamento de banco em ambiente remoto, funcionamento similar ao HDR porém é totalmente assíncrono e tem o protocolo de rede otimizado garantindo uma excelente performance mesmo em conexões de baixa velocidade.
    O banco secundário pode ser utilizado apenas como leitura. É ativo para gravação apenas quando o banco primário sai do ar.
  • SDS :Shared Disk Secondary. Espelhamento de banco através de compartilhamento de disco/storage onde o(s) banco(s) secundário(s) podem ser utilizado apenas para leitura. É ativo para gravação apenas quando o banco primário sai do ar.

Na versão 11.50


  • HDR , RSS, SDS : Funcionamento igual a versão 11.10 porém foi melhorada permitindo que os bancos secudários também tenham acesso de gravação simultanamente.

Conectividade / Balanceamento


Até a versão 11.10 pode-se utilizar o ER e configurando o sqlhosts com grupos + opção c=1 para se ter mais de um servidor com capacidade de gravação.
Porém é preciso avaliar a performance do ER já que ele é assíncrono além do pré requisito de que todas as tabelas replicadas obrigatóriamente precisam ter um indice primário.

Apartir da versão 11.50 pode-se utilizar o recurso de SDS/RSS/HDR e o novo aplicativo chamado Connection Manager que é gratuito e fornecido com o CSDK. Esta aplicação tem capacidade de se comunicar com todas as Instancias e realizar balanceamento por carga de utilização ou objetivo de execução da aplicação, isso dinamicamente no momento que a aplicação se conecta ao banco de dados.

0
Ainda não votado
Sua avaliação: Nenhum

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Você pode usar tags BBCode no texto.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Este teste é para bloquear programas automatizados e previnir spams
CAPTCHA de Imagem
Digite o texto exibido na imagem.