Performance com HDR em ambiente não favorável

Versão para impressãoEnviar para amigoVersão PDF

Antes quero lembrar que a configuração de alta disponibilidade com recurso de HDR está disponível desde a versão 7.3 do Informix e devido sua arquitetura exige boa capacidade de comunicação entre as maquinas além de bom processamento na maquina secundária.

Teste Realizado


Todos os testes realizados abaixo foram com 2 bancos conectados através de uma VPN via Internet, para se ter idéia exatamente de qual a conseqüência ocorre no banco de dados se não houver infra-estrutura adequada.
Observação: Os testes e recomendações aqui feito foram baseados na versão 10 do Informix.

Ao trabalhar com uma versão mais recente (11 ou maior) novos recursos disponibilizados podem ser utilizados como alternativa , por exemplo, RSS - Remote Secondary Server.

Serv1 = servidor/banco primário
Serv2 = servidor/banco secundário

  • Quando é executado grandes updates, o banco exige mais da rede, mesmo a configuração sendo assíncrona (neste caso é porque o buffer é pequeno e enche mais rápido do que o tempo de envio dos dados pela rede)
  • No teste realizado um update de uma tabela de 32 MBytes, sem HDR levava 30 segundos, com o HDR levou 8 minutos (no modo assíncrono).

Soluções Propostas


  • Aumentar o tamanho do LOGICAL LOG BUFFER.
    Esta solução pode melhorar seu ambiente em horários que não há grandes alterações nos dados, mas não irá resolver quando tiver um volume muito grande.
    Também irá aumentar o risco de perda de dados em caso de algum "crash".
  • É possível "resolver" a situação bloqueando a conexão entre os bancos, ou simplesmente colocando em off-line o servidor secundário.
    Assim o Serv1 irá identificar que o Serv2 está off-line e irá trabalhar "stand alone". Quando a conexão voltar todos os updates (logical logs) são enviados de uma unica vez, re-sincronizando as instancias.
    Sugiro esta "solução" apenas como teste, para avaliar quanto o HDR está afetando a performance do seu ambiente de produção.
    ATENÇÃO: Tomar os devidos cuidado pois você só conseguirá re-sincronizar os servidores se o ultimo logical log enviado ao Serv2 ainda existe no Serv1, caso ele seja sobrescrito será necessário refazer o HDR do zero (restaurando backup).
    Observação: Esta solução só é valida quando o DRAUTO está como 0 (onde o Serv2 continua como Read Only mesmo após perda de conexão com Serv1).

0
Ainda não votado
Sua avaliação: Nenhum

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Você pode usar tags BBCode no texto.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Este teste é para bloquear programas automatizados e previnir spams
CAPTCHA de Imagem
Digite o texto exibido na imagem.