Fix 11.50 xC7 disponível! A revolução começa aqui!

Versão para impressãoEnviar para amigoVersão PDF

Agora no dia 25/Maio/2010 a IBM anunciou o fix 11.50 xC7 do Informix, este fix talvez seja um pouco desapontador para quem estava começando a se acostumar com novos recursos a cada fixpack (não, não acabou lista de novos recursos a serem implementados!) . Porém para compensar a IBM nos mandou uma outra surpresa, a reformulação quase que total das licenças dos Informix.

ATENÇÃO: ESTAS INFORMAÇÕES JÁ NÃO ESTÃO 100% ATUALIZADAS!
Para atualização, leia o artigo 11.50 xC7 - Mudança de Licenças

Na lista de novos recursos técnicos temos apenas quatro itens e na realidade todos relacionadas ao OAT - Open Admin Tool:

  1. Suporta acesso do OAT a banco de dados com locale diferente de Ingles
    Se o seu banco é com locale "pt-BR" , talvez você já tenha passado por algum problema de conexão nele através do OAT. Agora este problema já virou passado, está resolvido!
  2. Agora o OAT possui suporte a instalação automatizada para Windows 7 o que antes era possível apenas manualmente.
  3. Suporte do Schema Manager para criação de índices
  4. Nova opção para criação de grupos de tabelas para exportação/importação.
    Este modulo utiliza o recurso de external tables para realizar as importações/exportações.
IMPORTANTE: Cada FixPack inclui principalmente correções de BUGs, portanto se você estiver com algum problema, verifique a lista de correções incluídas neste FixPack.

Agora vamos falar sobre os novos "recursos" do Informix em si:

  • As edições "Enterprise" e "Workgroup" foram "substituidas".
    Elas foram substituídas pelas novas edições Ultimate e Growth onde houveram alterações nas funcionalidades (foram adicionadas mais funcionalidades) e diminuição dos preços de licenciamento de cada uma.
  • A edição "Express" foi praticamente descontinuada.
    Isso ocorreu porque a as edições Ultimate-C e Innovator-C praticamente sobreporam ela.
  • A edição Ultimate possui tudo que a edição Enterprise antiga possuía mais os utilitário de Warehouse e direito a inumeros nós de cluster no modo Warm e Cold stand by (apenas o administrador pode conectar).
  • A edição Growth possui tudo que antiga edição Workgroup possuía mais o recurso de LBAC, o utilitário de Warehouse, agora também pode ser o nó principal do Enterprise Replication e possuir até mais 2 nós em cluster no modo Warm e Cold standby. Porém estes nós podem ser atualizados para serem um Hot standby, que é o cluster Ativo-Ativo, mas para isso é preciso pagar pelas licenças adicionais.
  • Agora a GRANDE novidade, duas novas edições foram criadas a Ultimate-C e Innovator-C, estas edição "-C" são 100% de graça para desenvolvimento, teste e ambiente de produção! Sim!! produção!!! E ainda há opcional de contratação do suporte a parte por um valor muito baixo.
  • Na edição Ultimate-C ela possui *quase* todos os recursos da edição Ultimate, possui limite de 4 sockets/16 cores , 16 GB de Shared Memory, não pode utilizar compressão e nem cluster SDS (Shared Disk). Mas pode utilizar até 1 (um) nó em cluster RSS ou HDR no modo Ativo-Ativo, pode ter quantos nós for necessário da edição Innovator-C como nó do Enterprise Replication e está disponível *apenas* para as plataformas Windows e MacOS
  • A edição Innovator-C já suporta *todas* plataformas porém é bem mais restrita em seus recursos, porém ainda é uma excelente opção principalmente por rodar em ambientes Linux 32 e 64 bits. Pode utilizar até 1 (um) nó em cluster RSS ou HDR no modo Ativo-Ativo,

Observação: Lembrando que a poucas semanas foi anunciado a iniciativa de suporte a OpenSources ao Informix pela IBM , agora temos novos nichos de mercado que antes eram inatingíveis, por exemplo, um pequeno site feito em Drupal ou Joomla utilizando Informix como banco de dados!

Leia mais sobre o anuncio nos links abaixos:

3
Média: 3 (4 votos)
Sua avaliação: Nenhum

Estou usando o Informix

Estou usando o Informix Express 11.50 em Windows, estava quase adquirindo um novo licenciamento para a versao Workgroup, pois adquirimos um novo servidor para o banco de dados e este possui mais memoria. Lendo esta boa novidade, poderei implementar a versao Ultimate-C Windows normalmente, sem nenhum custo de licença?? Se sim a economia vai ser grande...

RE: Estou usando o Informix

Sim! apenas lembrando que o limite do Ultimate-C é 16GB de memória.
Ainda pode contratar o suporte da IBM separadamente (se achar necessário).
Com ele é possível configurar ainda um cluster Ativo-Ativo do seu ambiente, sem custo de licença.
utilizar recursos de paralelismo, encriptação, hpl, entre outros (que são limitados no express/innovator/growth)
Se precisar de maiores informações, entre em contato
Se mantenha informado! Assine o boletim

Só um comentário adicional... a economia nem ia ser tão grande assim .... o licenciamento por Socket do Workgroup é bem barato e agora no Growth, ficou mais barato ainda!

Martins, no orçamento do

Martins, no orçamento do Workgroup que eu fiz estava assim:
IBM INFORMIX DYNAMIC SERVER WORKGROUP EDITION AUTHORIZED USER LICENSE + SW SUBSC (15 usuarios): R$ *,00 (editado)
Depois tinha a por soquete: IBM INFORMIX DYNAMIC SERVER WORKGROUP EDITION LIMITED USE SOCKET LICENSE - R$ *,00 (editado)
E nao pagar nada pela versao Ultimate-C é muito bom!! rsrs
Obs: Voce tem ideia do preço do suporte para o Informix Ultimate-C p/ Windows?

(editado) Desculpem, removi os valores pois não gostaria que este tipo de informação fique relacionado ao meu site e também porque há vários fatores para se ter um preço de licença da IBM, o que é verdade para alguns clientes, não é para outros.

RE: Orçamento

Pessoal e Leandro,
Como fui "maldoso" e censurei os valores (sorry!), no caso do Leandro a licença para a qtde de usuário que ele precisa (15 usuários) ficou mais barata que socket mesmo... quando fiz meu comentário , deduzi que ele pretendia fazer o upgrade para o Workgroup (hoje Ultimate-C) não só por causa da memória, mas também por um crescimento geral de base o que considerei usuários.
Quando se tem um crescimento de sessões, em certo ponto não vale mais apena pagar a licença sessão e sim o socket (que dá qtde ilimitada de sessões/usuários).

Quanto ao valor do suporte do Ultimate-C, honestamente ouvi alguns valores sobre ele (lá dos EUA) mas nem era nada oficial, portanto prefiro nem mencionar, mas também não vi nada aqui no Brasil ainda. É preciso consultar uma revenda de IBM (de preferência uma especializada em Informix, que não são muitas!).
Abraço
César

Obrigado pelos seus

Obrigado pelos seus comentários Martins, Logo presumi que irias censurar os valores rsrs, mas a intenção foi lhe passar os valores mesmo. Entao, na verdade to com o Express, e uns 25 usuarios de ERP. Mas meu banco ja ta argolando na memoria. Iria migrar para o Workgroup e desembolsar essa graninha, mas tive essa grata surpresa do Informix Ultimate-C Windows FREE!! rsrs. Martins, por curiosidade, você saberia me dizer do porque da IBM liberar este produto sem custos de licenciamento para clientes com estes requisitos (SO Windows e hardware até 16GB Ram e até 4 nucleos)? Qual seria o intuito da IBM com isto? Um abraço, Leandro

RE: Obrigado...

Opa, que isso! Minha intenção com o site é ajudar mesmo! E até incentivar a outros a fazerem o mesmo (outros sites de Informix e ajudar o publico crescente de Informix), tanto que não me incomodo de divulga-los aqui.

Bom, quanto a estas novas licenças, são vários motivos, mas o grande motivo é mostrar que o Informix é um grande "player" no mercado de banco de dados e não está morto como muitos ainda declaram por ai. Para isso ele precisa brigar no "terreno inimigo" que o Informix não alcançava, onde todos são pequenos e começam por onde há menos custo (há um bom tempo já existe o SqlServer Express, Oracle Express e DB2-C).
Porém com esta versão Ultimate-C a IBM focou como objetivo um pouco mais no alto, que é o mercado do Sql Server (licenciado). Quem utiliza SqlServer e cogita ou estuda em migrar para outro banco, o Informix passa a ser a 1a opção, porque nenhum outro concorrente consegue bater essa configuração gratuita no mundo Windows. Com isso aumentamos a base de usuários Informix (na realidade vamos recuperar o que a IBM perdeu quando comprou o Informix né).

No caso do Inovattor-C, o negócio é um pouco ousado e mais difícil, que é o mercado dos bancos free, principalmente MySQL e Postgre. Tanto que a IBM está trabalhando pesadamente na integração Informix com vários produtos OpenSources (consulte o site do iiug aqui).
Eu ainda espero poder ver o Informix ser oferecido em data centers de hospedagem de sites, como alternativa ao MySQL, Postge.
Há desvantagens do Innovator-C referente a estas versões quando tratamos de recursos para bancos com alta carga de transações, mas são poucas as empresas que confiam seu sistema corporativo a um banco gratuito em que seu suporte é mais caro que comprar licença da Oracle (que é cara pra caramba).
Nestes casos o Informix (edições Growth, Ultimate-C ou Ultimate) passa ser a solução porque bate a Oracle e SqlServer em preço, pacote de recursos do produto, infra-estrutura requerida, alta-disponibilidade e performance.

Se alguém tiver algo mais a comentar... sinta-se a vontade.
César

Artigo em Português

Viva Cesar. Só para dizer que esse artigo aqui referido vai ser traduzido para Português. Penso que vai ser o primeiro de vários... Vamos ver se o tempo permitirá cumprir a ideia. Mas sobre este é garantido porque está quase :) Bom trabalho!

Pagina atualizada

Pessoal,

Observem que já atualizei a pagina com o novo link em português do blog do Fernando Nunes (informix-technology)!

RE: Artigo em Português

Ola Fernando!
Opa, se passar a traduzir para o Português, os usuários Informix do Brasil, Portugal e outros países que falam/escreve português agradecem muito!
E eu também! Afinal são de excelente qualidades!
Obrigado por dar um "pulo" aqui no site!

Pessoal, o Fernando Nunes é de Portugal e autor do blog www.informix-technology.blogspot.com, possuí excelente conhecimento em Informix, porém ele está acostumado em postar artigos apenas em Inglês, até hoje! :)
Quem acompanha os fóruns do IIUG com certeza já leu várias de suas mensagens lá!

Abraço!
César

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Você pode usar tags BBCode no texto.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Este teste é para bloquear programas automatizados e previnir spams
CAPTCHA de Imagem
Digite o texto exibido na imagem.