Está avaliando utilizar IBM Informix Innovator-C ? Pense "uma" vez antes....

Versão para impressãoEnviar para amigoVersão PDF

Para quem me conhece ou costuma acessar meu site, deve estar estranhando muito o titulo deste meu artigo (ou desabafo).
Principalmente por estar em um site/blog 100% focado em Informix, escrito por uma pessoa que há 14 anos depende 100% dele para ter o salário no final do mês e que ainda tira o dinheiro do próprio bolso para manter o site no ar.

Mas considere isto apenas um alerta, que eu não gostaria de fazer e que se fosse vendedor nunca o faria.
Mas não sou vendedor, sou técnico, simples e direto.

Segue minhas explicações.
Quando se trata do BD Informix, aquele que é consderado o banco OLTP oficial da IBM, na minha opinião há momentos que ela dá dois passos pra frente e cinco para atras.
E parece que não tem conhecimento de como "ferra" a vida de quem trabalha com o produto pois assumimos, fazemos planos/projetos de médio/longo prazo sob regras que estamos sob risco dela voltar atras. (já é a 2a vez que ela faz isso)

Depois de muita insistencia da comunidade Informix, a IBM cedeu e disponibilizou uma edição gratuita do produto, a edição Informix Innovator-C.
Assim como os concorrentes (Oracle Express, SQl Server Express, DB2 Express), possui limitações, porém era em disparado o melhor e com mais recursos disponíveis em quase que todos os requisitos principais. (4 cores, Storage ilimitado, Sessões ilimitadas, 1 nó de cluster ativo-ativo)

Então *seria* aquela edição que deveria ser a "porta de entrada" para novos desenvolvedores e empresas que não conhecem o produto, poder arriscar, testar, crescer o seu produto utilizando ele e então ir para um licenciamento maior e pago (assim como os dos concorrentes).

A algumas semanas, esta edição ficou indisponível para download e um mistério entorno desta "indisponibilidade temporária" foi criado na comunidade Informix.
Foi "publicado" que haveria alterações no licenciamento/limitações desta edição e por isso os binários não estariam mais disponíveis para download até que eles fossem recompilados com as novas limitações.

Agora foi publicado qual a limitação alterada: Diminuição de 4 cores para 1 core.
E a partir da próxima versão, provavelmente a 11.70 FC5, o Informix Innovator-C ( passará a ser "monoprocessada" em um mundo que tudo é multi-cores até meu tablet...
Um dos principais recursos foi simplesmente cortado mais da metade, o curioso é que o IBM DB2 express , continua com limitação de 2 cores.

Parece ser um dejavu (Um problema similar ocorreu com outra edição que foi lançada junto do Innovator-C , que era a edição Choice/Growth).

Provavelmente não teremos explicações oficiais do porque desta alteração, assim como IBM não deu quando fez as alterações do Choice/Growth.
Mas com estas atitudes a IBM demonstra claramente que, apesar de manter e continuar a adicionar recursos interessantes no produto, não consegue manter e atingir certos objetivos quando se trata de Informix.

Incompentecia técnica? Não! De maneira alguma! O produto é muito bom, óbvio que não é perfeito mas bate os concorrentes em muitos requisitos.
Qual motivo então? Há muitas especulações , não vou cita-las pois afinal , são fofocas e especulações...

Mas conto a vocês como ela "me ferrou" com estes "cinco passos para atras".
Como já disse, vivo 100% do Informix , trabalho em uma empresa que tem o Informix seu banco principal.
Cuido de ambientes de produção, homologação e desenvolvimento.

Temos o ambiente 100% licenciado, onde até nosso ambiente de Homologação possui licenciamento ativo pago anualmente.
Montei um projeto para "transferir" as PVUs (licenças) do nosso ambiente de Homologação para a produção e assim poder habilitar mais processadores e dar mais "potencia" ao ambiente de produção.
No ambiente de Homologação eu ativaria o Innovator-C, que apesar da limitação de 2GB de memória, o fato de não possuir limites de Storage e ter 4 cores disponíveis tornaria o ambiente viável pois posso ter uma cópia full da base de dados.
Neste ambiente temos em média 60 sessões trabalhando , que são analistas e usuários homologando.

Agora que o Innovator-C passou para 1 core de limitação, este ambiente se tornará inviável.
Então o que faremos para melhorar a produção? Vamos comprar mais PVUs? não! pois atualmente não esta nos planos.
Vou estudar outras alternativas via sistema e tentar otimizar o sistema de produção...

Você pode estar pensando: "Mas realmente seria uma desvantagem para IBM, se você transferir seus PVUs para produção ao invés de comprar mais dela!".
Financeiramente, no momento ela não perde nada, na verdade ganha a chance de aumentar a contratação de suporte do Innovator-C que é um valor viável.
Se no futuro ele não atender mais a demanda, provavelmente seremos obrigados a contratar mais licenças da versão Ultimate ou Growth , já que as PVUs disponibilizadas para produção estarão em uso e de lá elas não irão sair.
Porém , do jeito que está hoje, já que não posso mais colocar o Innovator-C , não vou mexer... vou dedicar o dobro do tempo em otimizações no ambiente.

Ainda perdem mais um cliente que poderia fazer propaganda do Informix Innovator-C como chamariz para o IBM Informix.

4
Média: 4 (7 votos)
Sua avaliação: Nenhum

Indiganação e compreensão

Cesar; Eu tenho um ambiente licenciado com 2 cores Grow e mantenho 8 versoes Inovator , de forma racional achei legal contratar o suporte para estas 8 instancias Inovator mesmo sabendo que seria desnecessario ... pago mais de 3 Mil / ano para cada suporte Tenho varios ambientes pequenos que tenho na 11.7 Inovator que tem forte tendencia e conciencia do cliente que em 2 anos a versao terá que ser investida num passo maior uma grow (como a chose nao tem para Linux) ... ou seja 2 anos agora é sonho e nao sei se sustento com Informix ou migro para outro BD .... Ao meu entender foram 10 passos para traz , a necessidade de gerar negocio mais rapido justifica? acho que vai perder espaço no mercado ..... Eu dependo do Informix ele paga minhas contas ... bem ta na hora de reciclar em Oracle .... INDIGNADO . Eu defendo esse produto sem nenhum ganho , brigo por projetos nascerem em Informix, trabalho de graça para a IBM para darem 10 passos para traz ....

RES: Indiganação e compreensão

Pois é Eliel, nem imagino como deve ser ruim a situação que a IBM te colocou.
Investiu no produto e agora tem que se explicar para o seu cliente.

Tem momentos que a IBM parece tratar o informix como o "filho adotivo" , aquele que apesar de bom filho e de ela cuidar , nunca terá a mesma atenção, dedicação e benefícios que o filho "legitimo".

O pior é que até hoje, não fiquei sabendo de nenhum anuncio oficial ou explicação oficial sobre o motivo desta alteração no Innovator-C.

Eu também estou começando a estudar outros bancos porque confiar no futuro do Informix, nas mãos da IBM, é algo que eu não confio mais 100%.

É pior do que sabiamos!!!

Pois é ... estou fazendo um adendo a este artigo.
Além de dimuir a qtde de CPUs, a IBM cortou um dos grandes diferenciais do Innovator-C , o suporte a ER e HDR foram removidos...
Enfim, qualquer empresa que investiu sua aplicação sobre o Informix Innovator-C , utilizando HDR e/ou ER, para atualizar a versão terá que pagar licenciamento.
Sabemos que não é o caso, mas vocês não concordam comigo que esta atitude da IBM ficou parecendo que disponibilizaram os recursos para os usuários, gerar dependencia e depois cobrar por isso??? (aqui no Brasil sempre ouvimos que algo similar acontece nas "bocas de fumos")

Olha , com certeza terá muito vendedor tentando defender a IBM, mas apagar este estrago... está longe de acontecer.

Esta indignação não é só minha, mas de muitos na comunidade Informix, principalmente no exterior , grandes clientes/usuário e até alguns IBMers...

Apenas uma amostra da reclamação:
Informix-zone (traduzido)
Informix-dba(Traduzido)
IIUG editorial (Traduzido)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Você pode usar tags BBCode no texto.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Este teste é para bloquear programas automatizados e previnir spams
CAPTCHA de Imagem
Digite o texto exibido na imagem.