Desvantagens no Informix?

Versão para impressãoEnviar para amigoVersão PDF

Com certa frequência recebo através do formulário de contato do meu site perguntas sobre quais as desvantagens de se utilizar Informix. Na maioria dos casos são universitários pesquisando sobre o banco de dados.

É difícil falar sobre este assunto, principalmente quando somos apaixonados pelo produto.

Mas vamos a pergunta, desvantagens sobre o Informix? humm,... nenhuma!!! pronto! fim do artigo! :)

Brincadeira a parte, claro que nada neste mundo é perfeito, existem desvantagens relativas ao adotar o Informix como seu BD, Mas isso vai variar da situação de cada um.

Mas a boa noticia é que todas as desvantagens que vou citar aqui estão sendo trabalhadas pela comunidade Informix (Internacional e Brasileira) junto da IBM e estão sendo resolvidas! Claro que nada acontece da noite para o dia, mas nos últimos dois anos já tivemos enormes avanços.

Vamos ao que interessa. Mas não se preocupe a lista é pequena, será rápido! :)

  • Um desvantagem que posso citar é referente a hisoria do produto.
    A IBM já tentou "matar" o produto (isso em 2001) onde chegou a enviar uma carta oficial a todos os clientes avisando que poderiam migrar para DB2. Mas não conseguiu efetivar com o que falou, porque os próprios clientes Informix não abandonaram o produto. Mas como consequência desta atitude da IBM a mão de obra especializada para ele no mercado ficou mais complicada porque muitos especialistas Informix com medo de não ter mais o produto para trabalhar foram trabalhar com Oracle, SqlServer, DB2, MySQL.
  • Mas outro motivo agravante desta situação acima é a eficiência e simplicidade do próprio Informix.
    Ele é um banco de dados que na maioria dos casos não requer um DBA 7 dias por semana e não é difícil administrar o banco, portanto é comum ver administradores de rede, windows, unix e até gerentes de TI serem os "DBAs" e responsáveis pela manutenção do banco, o que gera um baixissimo custo de mão de obra, porém são poucos os que se especializam nele (como eu).
  • Outro ponto que posso citar é a prioridade que a IBM dá ao DB2 e não dá ao Informix.
    Isto é algo que nos últimos 3 anos estamos (comunidade Informix) revertendo aos poucos. Por exemplo, propaganda e marketing, eventos, parcerias. Os próprios vendedores da IBM não sabem vender Informix o que é um grande problema! O Informix já é considerado a 3 anos a solução oficial da IBM para banco de dados OLTP e ainda assim esta situação não está 100% resolvida.
    Mas se pesquisarem, a comunidade Informix só tem crescido e é ela que tem feito a IBM começar a repensar e mudar estas atitude. No Brasil inauguramos em Agosto/2010 o BRIUG - Brazilian Informix User Group ou seja o grupo brasileiro de usuários Informix, com ele vamos passar a ter eventos nos brasil, implementar o "Informix on Campus" que são cursos gratuitos em universidades, unificar os usuários de Informix para compartilhar seus conhecimentos e experiências e facilitar comunicação entre os usuários.
  • Um problema especifo do Brasil, que estamos trabalhando para resolver é a falta de cursos disponíveis no mercado para capacitação de funcionários das empresas que adquirem o produto. A própria IBM Brasil não oferece com frequência os cursos oficiais.
  • Falta de material em português é uma desvantagem.
    Fui um dos primeiros a tentar resolver (fazendo o meu site, IMartins) e está dando tão certo que consegui inspirar outros a fazerem o mesmo. Mas neste caso é uma desvantagem que não considero muito, pelo menos na parte de documentação técnica já que para qualquer tecnologia grande parte da documentação está em Ingles.
  • Focando na parte técnica, particularmente só consigo ver alguns problemas no Informix com relação a facilidade de recursos no código SQL. Atualmente (v11.50) posso dizer que ele fica apenas um pouco para trás do Oracle e ambos ficam para trás do SQLServer (que tem inúmeros recursos). Mas isso é algo que a equipe de desenvolvimento da IBM está trabalhando e a cada versão que lança mais recursos deste tipo são implementados no banco.

Bom, mas acho que é injusto falar apenas das desvantagens, então para quem esta pesquisando também vou fazer um sumário das vantanges:

  • "O Informix não possue usuários, possui fãs!" (by Miguel Carbone)
    Esta frase é tão verdadeira que foi o grande motivo para o produto não ter sido descontinuado pela IBM! Portanto se você virar cliente Informix, na minha opnião pessoal, há 95% de chance de em um ano de uso você passar a gostar tanto do produto que dificilmente irá querer parar de utiliza-lo.
    Leia este post (em inglês) que descreve bem oque estou dizendo.
    Há uma reportagem de 2004 que acho interessante também que originalmente foi escrita no site www.it-analysis.com.
  • Baixo custo de licenciamento/suporte
    As edições (Innovator-C, Choice, Growth, Ultimate) existentes do produto Informix são muito flexíveis e se comparado corretamente com os concorrentes os preços de licença do Informix são muito mais baixos que os concorrentes. Além disso há situações que se você estiver migrando de outro banco de dados para o Informix é mais fácil conseguir excelentes descontos.
  • Baixo custo de mão de obra
    Como já citei antes, é comum ter pessoas não especializadas no banco administrando ele por anos a fio sem ter um unico problema.
    Isso faz com que não exista a necessidade de ter um profissional especializado no banco disponível 7 dias por semana e também facilita no processo de capacitação do funcionário das empresas já que ele não precisa aprender a fundo.
    Claro que com isso, em algumas situações especificas ou quando há um crescimento da base de dados muito grande passa-se a ser necessário alguém mais especializado para um suporte pontual.
  • Versão gratuita para produção
    Antes tarde do que nunca! Demorou mas saiu a versão gratuita para produção do Informix, o Innovator-C. Ele possui muito mais recursos que o Oracle express e o SqlServer Express, permitindo assim que sua empresa ou produto possa crescer por mais tempo a custo zero de banco de dados.
  • Novos clientes a cada dia!
    O mercado de Informix está crescendo a cada dia! Com a nova abordagem que a IBM tem dado ao Informix nos ultimos 3 anos, ele tem ficado cada vez mais "visível" aos novos clientes, desenvolvedores e gerentes de TI.
    Então é um mercado que promete voltar a crescer e precisar de muita mão de obra!
    E isso vale especificamente para o Brasil!
  • Técnicamente falando, o produto requer muito menos hardware para rodar que os concorrentes, mantendo a mesma performance
    Mas é comum ver em processos de migrações, que quando migrado de/para Informix para/de outros bancos os administradores literalmente veem em suas aplicações de monitoração que a utilização de CPU, memória e disco , quando utilizado Informix, são consideravelmente menores que os concorrentes. Isso é devido o baixo overhead que o banco possui, permitindo assim que o Informix tenha melhor performance e suporte uma carga maior de transações que os concorrentes em ambientes de hardwares iguais. Fazendo com que um hardware tenha uma vida mais longa quando utilizado com o Informix e diminuido os custos com hardware.
  • O produto possui um esquema de alta-disponibilidade muito superior em termos de performance e segurança que os concorrentes onde é possível ter muitos nós ativos sem degradação da performance.
  • Possui o recurso de replicação de dados, chamado Enterprise Replication que é extremamente flexivel e poderoso, tanto que a Cisco utiliza ele (Informix+ER) embutido em quase todos os seus produtos de telefonia IP!

4.375
Média: 4.4 (8 votos)
Sua avaliação: Nenhum

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Você pode usar tags BBCode no texto.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Este teste é para bloquear programas automatizados e previnir spams
CAPTCHA de Imagem
Digite o texto exibido na imagem.